UM OBRIGADO MUITO ESPECIAL À SINTRABIKE!!!!!
Toda a escola agradece à loja de bicicletas Sintrabike, em Mem Martins, por ter cedido à Unidade de Ensino Estruturado duas biciletas de BTT, tal como a sua manutenção.
Um abraço sentido e terno por tamanha nobreza de espírito!
:) :) :) :) ...
domingo, 30 de outubro de 2011
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Halloween 2011 na MAM
As professoras de Inglês do 2º Ciclo agradecem a colaboração de todos os seus alunos na produção dos trabalhos...excelente criatividade!!!!
Resumo do texto "Os três desejos"
Era uma vez um honesto lavrador que casava com uma bonita rapariga, mas ambos se queixavam da sua pobreza.
Certo dia, quando o lavrador estava na floresta a trabalhar, um relâmpago riscou o céu e eis que lhe aparece uma estranha figura. Essa estranha figura era Júpiter, que prometeu satisfazer-lhe três desejos, recomendando-lhe que os escolhesse com cuidado, pois não lhe concederia mais nenhum. O lenhador foi para casa, a correr, contar á mulher e começaram a conversar para decidir quais seriam os melhores desejos. Como o lenhador tinha fome, pediu, sem pensar no que dizia, uma enfiada de salsichas assim se cumpriu o primeiro desejo. A mulher zangou-se imenso e ele, novamente sem refletir, desejou que uma salsicha se pegasse ao nariz dela, realizando, deste modo, o segundo desejo.
Por fim, teve de utilizar o último desejo para salvar a mulher daquela triste situação. E assim continuaram pobres mas amigos e alegres.
Patrícia Pires, 5ºB
Dia Mundial para a Terceira Idade
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Olavo Bilac
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
O tubarão azul
O vencedor de um dos mais prestigiados concursos de fotografia da vida selvagem de todo o mundo na categoria "The underwater word" foi o português Nuno Sá.
A fotografia foi tirada ao largo da ilha do Faial, nos Açores, esta fotografia exibe um tubarão azul. O objectivo do fotógrafo foi “mostrar a beleza deste predador de topo”. Julga-se que o tubarão azul é ainda abundante, apesar de se suspeitar que a sua população se encontre em declínio rápido devido à captura anual de cerca de 20 milhões de exemplares.
A fotografia encontra-se em exposição no Museu Nacional de História Natural e da Ciência na Universidade de Lisboa. Até 30 de Dezembro, podemos apreciar as melhores imagens da vida selvagem deste prémio internacional, um dos mais conceituados na área da fotografia da natureza.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Obrigado a todos os que participaram!!!
Nota de agradecimento a todos os que participaram na atividade comemorativa do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
PODERIA VIVER SEM LIVROS?
PODER PODIA, MAS...
Passa pela biblioteca/CRE e deixa o teu testemunho!!!!
Participa e habilita-te a um prémio!!!
PODER PODIA, MAS...
Passa pela biblioteca/CRE e deixa o teu testemunho!!!!
Participa e habilita-te a um prémio!!!
A primeira fotografia de um planeta
A primeira fotografia de um planeta em formação só agora foi captada por uma equipa de astrónomos da Universidade do Havai.
O planeta chama-se LkCA 15 b, "está rodeado de pó e gás perto da sua estrela. Os investigadores defendem que se trata do planeta mais jovem encontrado até agora. Uma descrição detalhada será publicada no «Astrophysical Journal». Os primeiros dados podem ser consulados no ArXiv.org."
Dia das Nações Unidas
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos e fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta das Nações Unidas, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova Iorque, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.
Existem organismos especializados, com ligação à ONU, que trabalham em áreas tão diversas como a da saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho. Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como a UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância), compõem o Sistema das Nações Unidas.
A ONU tem como propósitos/funções principais:
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova Iorque, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.
Existem organismos especializados, com ligação à ONU, que trabalham em áreas tão diversas como a da saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho. Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como a UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância), compõem o Sistema das Nações Unidas.
A ONU tem como propósitos/funções principais:
- Manter a paz e a segurança internacionais;
- Desenvolver relações amistosas entre as nações;
- Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de carácter económico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
- Ser um centro destinado a harmonizar a Acão dos povos para a realização desses objetivos comuns.
Atualmente a ONU é constituída por 192 Estados-Membros. Apenas os estados podem ser membros plenos e participar na Assembleia Geral. Outros organismos intergovernamentais e algumas entidades legalmente reconhecidas podem participar, como observadores, com direito a intervir mas sem direito a voto.
http://www.un.org/
http://www.missionofportugal.org/mop/
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Palestras sobre "Bullying"
O grupo do projeto PES, "Promoção da Educação para a Saúde", informa que decorrerão várias palestras subordinadas ao tema "Bullying", dinamizadas pela PSP, destinadas aos 5º anos de escolaridade. As palestras terão a duração de 45'.
Calendarização das palestras:
- outubro - 20, 21, 26.
- novembro - 2, 9.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Páginas do Diário de férias da Daniela
BALANÇO DO ESTÁGIO de VERÃO na QUINTA DO TREVO
Segunda-feira, dia 18 de Julho e 2011.
No dia seguinte, fomos limpar as boxes do grupo A e B enquanto o grupo C tinha uma aula de hipismo (saltos).
Depois o grupo C lavou os seus cavalos e limparam as boxes enquanto os grupos A e B tinham uma aula de equitação.
Por volta das 13h, fomos almoçar.
Quando terminamos o nosso almoço, fomos preparar 4 grandes cavalos; 3 Frísios e 1 um Lusitano.
Tivemos de entrançar as crinas ao Galantus, ao Saragato e Whitse (os Frísios).
O Vermil (o Lusitano) não entraçamos porque já tínhamos que estar a cavalo e não havia tempo.
Esta aula era de volteio, ao seja, não tinha estribos nem sela.
Começamos pelo Galantus e pelo Vermil. Uma das minhas colegas, a Ana, caiu do Vermil.
Depois foi a fez da Ubi e do Whitse. O Saragato não foi utilizado, porque ele era muito grande para o grupo A.
Eu tive muita sorte em não cair do Whitse, dei-lhe um par de pernadas e o pobre do cavalo disparou a galope.
O meu instrutor apanhou um susto enorme.
Terminada esta aula, fomos lanchar e depois fomos limpar as cabeçadas e os arreios dos nossos cavalos e também limpar as suas boxes.
No fim do dia, fomos distribuir a ração pelos cavalos, éguas, burros e pelo pónei.
Terça-feira, dia 19 de Julho de 2011Hoje, mais uma vez, fomos limpar as boxes dos nossos cavalos.
Depois disso, fomos, os grupos A e B, preparar as nossas montadas, enquanto o grupo C acabava de limpar as boxes dos seus cavalos.
Passado mais ao menos 2 horas, o grupo C teve a sua aula de hipismo enquanto os grupos A e B lavavam os seus cavalos e limpavam as suas boxes.
Quando a aula delas terminou e lavaram as suas montadas, fomos tomar o nosso merecido almoço.
Depois do nosso almoço, todos os grupos foram preparar os seus cavalos para irmos passear, num passeio de duração de 2 horas.
Mas este passeio foi estragado pela Ubi e pelo Whitse, que ficaram mais ou menos “malucos” e por causa disso, todos tiveram que voltar para trás.
Quarta-feira, dia 20 de Julho de 2011Hoje, todos os grupos foram limpar as boxes dos seus cavalos.
Logo a seguir, fomos limpar os arreios e cabeçadas com o sabonete inglês (um sabonete especial para manutenção de arreios).
Depois fomos almoçar.
Quando acabámos de comer, os grupos A e B foram montar e o grupo C preparava os seus cavalos.
Depois o grupo C teve a sua aula de equitação e os grupos A e B lavaram os seus cavalos e a limpar os seus arreios e cabeçadas e a carregar os camiões com o material (toques, sticks, esporins, arreios e cabeçadas).
No fim do dia, fomos alimentar os cavalos com a ração e depois, fomos embora…mas no outro dia, é que foi giro…
Quinta-feira, dia 21 de Julho de 2011Nesse dia, chegámos e começámos a carregar os camiões com as nossas montadas e logo a seguir, fomos para a Serra de Sintra, uma beleza da natureza…
E quando chegámos, descarregamos os cavalos e começámos a aparelhar.
Quando quase todos os cavaleiros já estavam em cima dos seus cavalos, a minha égua assustou-se com um ciclista que por ali passava.
Quase que bateu no Galantus.
Foi por um triz! Eu apanhei um susto enorme!
Foi um longo passeio mas por fim tivemos uma pausa para o almoço e logo a seguir, voltamos ao passeio de regresso aos camiões.
Depois desaparelhamos os nossos cavalos, um de cada vez, carregámos os camiões e os arreios e por fim fomos para a quinta.
Quando chegámos, fomos lavar e limpar os cavalos e éguas e algumas de nós fomos limpar os camiões e por fim, foi a patuscada, que infelizmente, eu não pude ir porque a minha irmã tinha deslocado o ombro.
Sexta-feira, dia 22 de Julho de 2011E assim terminou o meu estágio.
Eu adorei o meu primeiro estágio na Quinta do Trevo.
A parte que eu mais gostei, foi o passeio à Serra de Sintra. A parte que menos gostei foi quando acabou a semana.
Este trabalho é o balanço do meu estágio.
Eu adorei, trabalhei muito
E queria voltar a repetir,
Mas são as minhas notas
Quem me vão deixar ir.
No 1ºdia, cheguei à Quinta do Trevo, por volta das 8h15m.
Eu estava excitadíssima. Estar todo o dia de volta de cavalos e éguas o dia inteiro…
Logo que cheguei, fui guardar a minha mala (que tinha o capacete e um farnel) no bar e fui procurar a Andreia (a minha instrutora) e os meus colegas de grupo (cada grupo tem 4 elementos).
Assim que nos encontramos, a Andreia chamou todos os grupos (A, B e C) para irmos ver um cavalo a ser ferrado.
Esse cavalo chamava-se BISCOITO, que já estava na zona do banho de cima, preso por uma prisão, preparado para ser ferrado.
Para se ferrar um cavalo, existem 5 passos:
1.º- Limpar os cascos do cavalo;
2.º- Retirar a ferradura com a tenaz e cortar o excesso do casco;
3.º- Depois, temos de limar o casco com a lima para que a ferradura assente na perfeição;
4.º- Colocar a ferradura no casco pregada com cravos, martelados com o malho.
O BISCOITO não era um bom exemplo, porque ele “sentava-se” nas costas do senhor ferrador, quando este estava a ferrar as patas traseiras, o que não facilitou nada o trabalho.
Logo a seguir, fomos limpar as boxes dos cavalos do nosso grupo.
Assim que acabamos, fomos aprender a entrançar crinas e rabadas e a limpar e untar os cascos.
Durante meia hora, estivemos de volta de dois cavalos a entrançar as crinas.
Por fim, fomos almoçar.
Mas antes disso, ainda tivemos que ir chamar as outras raparigas para irmos tomar o nosso merecido almoço.
Terminado o almoço, fomos limpar os nossos cavalos para, algum tempo mais tarde, os grupos A e B irem aparelhar os seus cavalos para irem montar.
Nessa aula, andamos a galope com o Toninho.
Terminada a nossa aula, fomos lavar os nossos cavalos enquanto o grupo C montava.
Quase no fim do dia, fomos limpar as boxes dos nossos cavalos e no fim do dia, fomos distribuir a ração.
Eu estava excitadíssima. Estar todo o dia de volta de cavalos e éguas o dia inteiro…
Logo que cheguei, fui guardar a minha mala (que tinha o capacete e um farnel) no bar e fui procurar a Andreia (a minha instrutora) e os meus colegas de grupo (cada grupo tem 4 elementos).
Assim que nos encontramos, a Andreia chamou todos os grupos (A, B e C) para irmos ver um cavalo a ser ferrado.
Esse cavalo chamava-se BISCOITO, que já estava na zona do banho de cima, preso por uma prisão, preparado para ser ferrado.
Para se ferrar um cavalo, existem 5 passos:
1.º- Limpar os cascos do cavalo;
2.º- Retirar a ferradura com a tenaz e cortar o excesso do casco;
3.º- Depois, temos de limar o casco com a lima para que a ferradura assente na perfeição;
4.º- Colocar a ferradura no casco pregada com cravos, martelados com o malho.
O BISCOITO não era um bom exemplo, porque ele “sentava-se” nas costas do senhor ferrador, quando este estava a ferrar as patas traseiras, o que não facilitou nada o trabalho.
Logo a seguir, fomos limpar as boxes dos cavalos do nosso grupo.
Assim que acabamos, fomos aprender a entrançar crinas e rabadas e a limpar e untar os cascos.
Durante meia hora, estivemos de volta de dois cavalos a entrançar as crinas.
Por fim, fomos almoçar.
Mas antes disso, ainda tivemos que ir chamar as outras raparigas para irmos tomar o nosso merecido almoço.
Terminado o almoço, fomos limpar os nossos cavalos para, algum tempo mais tarde, os grupos A e B irem aparelhar os seus cavalos para irem montar.
Nessa aula, andamos a galope com o Toninho.
Terminada a nossa aula, fomos lavar os nossos cavalos enquanto o grupo C montava.
Quase no fim do dia, fomos limpar as boxes dos nossos cavalos e no fim do dia, fomos distribuir a ração.
Segunda-feira, dia 18 de Julho e 2011.
No dia seguinte, fomos limpar as boxes do grupo A e B enquanto o grupo C tinha uma aula de hipismo (saltos).
Depois o grupo C lavou os seus cavalos e limparam as boxes enquanto os grupos A e B tinham uma aula de equitação.
Por volta das 13h, fomos almoçar.
Quando terminamos o nosso almoço, fomos preparar 4 grandes cavalos; 3 Frísios e 1 um Lusitano.
Tivemos de entrançar as crinas ao Galantus, ao Saragato e Whitse (os Frísios).
O Vermil (o Lusitano) não entraçamos porque já tínhamos que estar a cavalo e não havia tempo.
Esta aula era de volteio, ao seja, não tinha estribos nem sela.
Começamos pelo Galantus e pelo Vermil. Uma das minhas colegas, a Ana, caiu do Vermil.
Depois foi a fez da Ubi e do Whitse. O Saragato não foi utilizado, porque ele era muito grande para o grupo A.
Eu tive muita sorte em não cair do Whitse, dei-lhe um par de pernadas e o pobre do cavalo disparou a galope.
O meu instrutor apanhou um susto enorme.
Terminada esta aula, fomos lanchar e depois fomos limpar as cabeçadas e os arreios dos nossos cavalos e também limpar as suas boxes.
No fim do dia, fomos distribuir a ração pelos cavalos, éguas, burros e pelo pónei.
Terça-feira, dia 19 de Julho de 2011Hoje, mais uma vez, fomos limpar as boxes dos nossos cavalos.
Depois disso, fomos, os grupos A e B, preparar as nossas montadas, enquanto o grupo C acabava de limpar as boxes dos seus cavalos.
Passado mais ao menos 2 horas, o grupo C teve a sua aula de hipismo enquanto os grupos A e B lavavam os seus cavalos e limpavam as suas boxes.
Quando a aula delas terminou e lavaram as suas montadas, fomos tomar o nosso merecido almoço.
Depois do nosso almoço, todos os grupos foram preparar os seus cavalos para irmos passear, num passeio de duração de 2 horas.
Mas este passeio foi estragado pela Ubi e pelo Whitse, que ficaram mais ou menos “malucos” e por causa disso, todos tiveram que voltar para trás.
Quarta-feira, dia 20 de Julho de 2011Hoje, todos os grupos foram limpar as boxes dos seus cavalos.
Logo a seguir, fomos limpar os arreios e cabeçadas com o sabonete inglês (um sabonete especial para manutenção de arreios).
Depois fomos almoçar.
Quando acabámos de comer, os grupos A e B foram montar e o grupo C preparava os seus cavalos.
Depois o grupo C teve a sua aula de equitação e os grupos A e B lavaram os seus cavalos e a limpar os seus arreios e cabeçadas e a carregar os camiões com o material (toques, sticks, esporins, arreios e cabeçadas).
No fim do dia, fomos alimentar os cavalos com a ração e depois, fomos embora…mas no outro dia, é que foi giro…
Quinta-feira, dia 21 de Julho de 2011Nesse dia, chegámos e começámos a carregar os camiões com as nossas montadas e logo a seguir, fomos para a Serra de Sintra, uma beleza da natureza…
E quando chegámos, descarregamos os cavalos e começámos a aparelhar.
Quando quase todos os cavaleiros já estavam em cima dos seus cavalos, a minha égua assustou-se com um ciclista que por ali passava.
Quase que bateu no Galantus.
Foi por um triz! Eu apanhei um susto enorme!
Foi um longo passeio mas por fim tivemos uma pausa para o almoço e logo a seguir, voltamos ao passeio de regresso aos camiões.
Depois desaparelhamos os nossos cavalos, um de cada vez, carregámos os camiões e os arreios e por fim fomos para a quinta.
Quando chegámos, fomos lavar e limpar os cavalos e éguas e algumas de nós fomos limpar os camiões e por fim, foi a patuscada, que infelizmente, eu não pude ir porque a minha irmã tinha deslocado o ombro.
Sexta-feira, dia 22 de Julho de 2011E assim terminou o meu estágio.
Eu adorei o meu primeiro estágio na Quinta do Trevo.
A parte que eu mais gostei, foi o passeio à Serra de Sintra. A parte que menos gostei foi quando acabou a semana.
Este trabalho é o balanço do meu estágio.
Eu adorei, trabalhei muito
E queria voltar a repetir,
Mas são as minhas notas
Quem me vão deixar ir.
Daniela, 6ºD
domingo, 16 de outubro de 2011
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro de Mérito e Valor
A cerimónia de entrega de diplomas aos alunos do agrupamento terão lugar nas seguintes datas:
- - 14 de outubro, pelas 19h00m, para o 2º Ciclo, e pelas 20h00m, para o 3º Ciclo, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês.
ATENÇÃO - CADA ALUNO GALARDOADO SÓ PODERÁ FAZER-SE ACOMPANHAR DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO OU RESPETIVO REPRESENTANTE, DEVIDO A CONTINGÊNCIAS DE ESPAÇO.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Um concurso diferente:
"A Agência Europeia Espacial (ESA) anunciou uma parceria com o YouTube Space Lab, uma iniciativa que desafia estudantes de todo o mundo a conceber uma experiência para a Estação Espacial Internacional.
No Verão de 2012, as duas melhores experiências serão realizadas a bordo da Estação Espacial Internacional e transmitidas para o mundo inteiro através do YouTube. Os organizadores da iniciativa - YouTube, NASA, Space Adventures e Lenovo – prometem a aula de Ciência do Universo.
Para isso, estudantes dos 14 aos 18 anos, devem submeter um vídeo no YouTube, no site da iniciativa http://www.youtube.com/spacelab, com a descrição da experiência que pretendem realizar. Os projectos serão seleccionados por cientistas, astronautas e professores, tendo ainda em conta as opiniões emitidas pela comunidade do YouTube.
Sozinhos ou em grupos que podem ir até três pessoas, os participantes do "Space Lab in YouTube" só têm de realizar um vídeo até dois minutos, descrevendo uma experiência nos domínios das Ciências da Vida ou da Física (áreas científicas disponibilizadas na ISS), e submetê-lo até 7 de dezembro no YouTube. A experiência é que interessa, dizem os organizadores, mas uma apresentação criativa poderá ajudar a "vender" a ideia. Os candidatos podem submeter até três experiências (cada uma em seu vídeo).
A 3 de Janeiro de 2012 serão anunciados os 60 finalistas, altura em que se iniciará a votação do júri e dos internautas."
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/youtube-a-procura-dos-cientistas-do-futuro-video=f679465#ixzz1aTVVZkTK".
E tu vais participar???
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Exemplo de uma sinopse
Ficha bibliográfica
Obra - “Uma questão de cor”
Título do texto – “ Palavras azedas ”
Autora – Ana Saldanha
Editora – Caminho
Ano – 2002
Sinopse
Era segunda – feira quando Nina e o seu primo Daniel foram almoçar à cantina da escola, enquanto esperavam a sua vez na fila iam ouvindo comentários sobre o facto de o seu primo ser de cor diferente. Nina não esperava que os seus colegas fossem racistas e malcriados e sentiu-se envergonhada porque era o primeiro dia de aulas do Daniel.
Na paragem do autocarro Nina encontrou o seu amigo Vítor e para sua surpresa também ele foi desagradável com o Daniel, Nina perdeu a paciência e envolveu-se numa discussão com o Vítor.
Palavras chave – escola, Nina, Daniel, racismo, paragem do autocarro
Eva Luna
5ºA nº11
DIA EUROPEU DOS PAIS E DA ESCOLA
"Base da educação é o afeto e o amor sem condições, para que a criança cresça segura. Sem esse amor, não haverá confiança nem em si nem nos outros nem na realidade, de tal modo que o que poderá sobrar é a violência da destruição: como amar, se não se foi amado, como entregar-se confiadamente à construção de si e do mundo, se a confiança de base não foi assegurada e a realidade apareceu, desde o início, desfavorável e agressiva?"
Anselmo Borges
16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação
Visita a exposição no átrio da escola
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se no dia 16 de Outubro. Em 2011, as comemorações do Dia Mundial da Alimentação vão ter como tema principal "Preços da Alimentação - Da Crise à Estabilidade". O Dia Mundial da Alimentação tem como principal objetivo alertar as pessoas para a importância da luta contra fome e pobreza.
Principais Objetivos do Dia Mundial da Alimentação
- Desenvolver medidas para combater a fome e sensibilizar as pessoas para adoção dos mesmos;
- Sensibilizar as pessoas para necessidade da produção agrícola e estimular os apoios nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;
- Ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias em países subdesenvolvidos;
- Sensibilizar todos os países para importância da ajuda nacional e internacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza;
- Estimular participação da população rural, em especial as mulheres e as camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e actividades que influenciam as suas condições de vida.
Fonte: http://www.online24.pt/dia-mundial-da-alimentacao/
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Bullying
Claro que sabes o que é o bullying mas o importante é saber prevenir e para nos ajudar irá decorrer uma palestra dinamizada pela PSP, no âmbito das atividades do Projeto Promoção e Educação para a Saúde, com os alunos do 5º ano. As palestras decorrerão de 20 de outubro a 9 de novembro.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Dinossauros, tartarugas e répteis voadores
O trabalho de campo em Torres Vedras aumentou o seu património paleontológico.
Bruno Silva, o investigador responsável afirmou que as prospeções realizadas "resultaram na descoberta de três novas jazidas com dinossauros, trilhos com pegadas de dinossauros e também de tartarugas e répteis voadores".Segundo os investigadores, "os restos destes animais terão sido enterrados num leito de um rio e sido depois deslocalizados possivelmente por uma grande cheia".
Agora só falta o museu onde a coleção já existente de "mais de um milhar de vértebras e setecentos dentes pertencentes não só a dinossauros e de fósseis de tartarugas, crocodilos, peixes e até tubarões" poderá ser exposta.
Agora só falta o museu onde a coleção já existente de "mais de um milhar de vértebras e setecentos dentes pertencentes não só a dinossauros e de fósseis de tartarugas, crocodilos, peixes e até tubarões" poderá ser exposta.
Subscrever:
Mensagens (Atom)