UM OBRIGADO MUITO ESPECIAL À SINTRABIKE!!!!!

Toda a escola agradece à loja de bicicletas Sintrabike, em Mem Martins, por ter cedido à Unidade de Ensino Estruturado duas biciletas de BTT, tal como a sua manutenção. Um abraço sentido e terno por tamanha nobreza de espírito! :) :) :) :) ...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dia Mundial da Juventude

É Absurdo Falar da Ignorância da Juventude. Para recuperar a minha juventude era capaz de fazer tudo no mundo, exceto ginástica, levantar-me cedo, ou ser respeitável. A Juventude! Não há nada que se lhe compare. É absurdo falar da ignorância da juventude. Hoje em dia só tenho algum respeito pelas opiniões das pessoas muito mais novas do que eu. Parecem-me estar à minha frente. A vida revelou-lhes a sua última maravilha. Quanto aos velhos, contradigo-os sempre. É uma questão de princípio. Se lhe pedirmos opinião sobre uma coisa que aconteceu ontem, eles dão-nos solenemente as opiniões correntes em 1820, quando as pessoas usavam golas altas, acreditavam em tudo e não sabiam absolutamente nada.

Oscar Wilde, in "O Retrato de Dorian Gray"

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia Mundial do Teatro


O Teatro nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades.

As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Os teatros gregos tinham tão boas condições sque os espectadores podiam ouvir e ver, à distância, tudo o que se passava na cena, mesmo tratando-se de uma assistência muito numerosa. Isso devia-se, por um lado, ao facto de as bancadas se abrirem em leque sobre a encosta de uma colina e, por outro lado, a diversos artifícios utilizados em cena.

Os atores usavam trajes de cores vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o rosto com máscaras que serviam quer para ampliar o som da voz, quer para tornar mais visível à distância, a expressão do personagem.

Um aspeto curioso é que, em cada peça, só existiam três atores, todos do sexo masculino. Cada um deles tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas. A representação dos atores, que atuavam na cena, era acompanhada pelos comentários do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos.

Havia dois géneros de representações: a tragédia e comédia.

As tragédias eram peças ou representações que pretendiam levar os espectadores a refletirem nos valores e no sentido da existência humana.

As comédias eram, por sua vez, peças de crítica social que retratavam figuras e acontecimentos da sociedade da época, ridicularizando defeitos e limitações da atuação dos homens, provocando o riso na assistência.

SUGESTÃO PARA IRES AO TEATRO - Fundação Oriente para veres uma peça cheia de magia e exostismo oriental pelo grupo de teatro Máyá.

http://www.museudooriente.pt/632/dia-mundial-do-teatro.htm

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia do Livro Português

Tendo em mente que a invenção da escrita foi uma das principais conquistas da humanidade, é de lembrar que hoje se celebra O DIA DO LIVRO PORTUGUÊS como forma de recordar o primeiro livro impresso em Portugal.

Por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores tem-se vindo a assinalar, a 26 de março, o Dia do Livro Português, dia em que foi impresso o primeiro livro em Portugal. O Pentateuco em Hebraico foi o primeiro livro impresso em Portugal a 26 de março de 1487, saindo das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro

sexta-feira, 16 de março de 2012

Figura do dia - Camilo Castelo Branco

Talvez o maior romancista português de sempre, Camilo nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825. Foi registado como filho de pais incógnitos, mas é, de facto, filho de Manuel Botelho e de Jacinta Rosa. A mãe morre-lhe em 1827 e o pai em 1835.
Órfão, vai viver para Vila Real de Trás-os-Montes, para a casa de uma tia. Em 1839 encontrámo-lo a residir com uma irmã, em Vilarinho da Samardã, também Vila Real, onde recebe uma educação religiosa e literária.
Em 1841 Camilo habita em Ribeira de Pena, casando-se com Joaquina Pereira de França, de quem, dois anos mais tarde, nasce uma filha, que apenas vive cinco anos. Um ano antes tinha também morrido Joaquina.
No ano em que nasce a filha, o escritor abandona a família e é admitido à frequência do curso da Escola Médica do Porto, que abandona no ano seguinte. Em 1845 pensa ingressar na Faculdade de Direito, em Coimbra, desistindo, porém, do projecto, para se dedicar à vida literária.
Em 1846 volta para Vila Real e foge com Patrícia Emília, por quem se apaixona e é preso na cadeia da Relação do Porto. Destes amores, em 1848, nasce a filha Patrícia do Carmo.
O escritor vai viver para o Porto, onde levará uma vida de boémio.
Em 1850 passa algum tempo em Lisboa, mas regressa ao Porto e ingressa num seminário, que abandona dois anos depois.
Em 1856 surgem os primeiros sintomas da sua doença - falta de visão. Contudo, continua a escrever intensamente e a colaborar em jornais.
No ano imediato resolve ir viver para S. Jorge de Agra, Viana do Castelo, voltando, pouco depois, ao Porto.
Em 1858, as suas relações com Ana Plácido causam escândalo. No ano seguinte nasce o primeiro de três filhos desta paixão, sendo o segundo louco. Decidem morar em Lisboa, mas, em 1860, Camilo e Ana Plácido são acusados de adultério, o que os leva à prisão, de novo à cadeia da Relação do Porto. Absolvidos, votam para Lisboa.
Em 1864 a família instala-se, definitivamente, em S. Miguel de Ceide, no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Com Ana Plácido, em 1868, Camilo funda a Gazeta Literária do Porto.
No ano seguinte é nomeado sócio correspondente do Instituto Arqueológico de Portugal e em 1871 sócio honorário da Academia Dramática de Coimbra. Um ano depois, recebe a Comenda da Ordem da Rosa, dada por D. Pedro II do Brasil e é nomeado sócio do Instituto Vasco da Gama.
Em 1877 morre-lhe o primeiro filho. Em 1881 ajuda o terceiro filho, Nuno, a raptar a mulher com quem virá a casar-se.
Entretanto, Camilo escreve para sobreviver, mas tem graves preocupações económicas, que o levam a pensar fazer um leilão de parte da sua riquíssima biblioteca.
O título de Visconde de Correia Botelho é-lhe atribuído em 1885.
Em 1888 o escritor casa-se com Ana Plácido, após a morte do marido.
A sua vida foi aventurosa, dramática, e mesmo trágica trágica sobretudo nos seus últimos anos: foi impelido ao golpe final pela perda da visão, que o privaria de escrever mais, e por insucessos da sua intimidade, depois de ter legado à posteridade um tesouro de cerca de 280 títulos, o mais vasto legado de todos os dos escritores portugueses.
Acima de tudo novelista, o magistral homem de letras foi também grande polemista (as questões que discute são por ele banhadas de formas burlescas, caricatas e penetrantemente zombeteiras, muitas vezes), foi também eminente, ainda que com mais moderação, como dramaturgo, poeta e historiador ao longo dos seus romances descreve usos, tradições e tipos da nossa gente, sobretudo do norte, sempre acompanhados dos seus comentários pessoais, parecendo ao leitor estar em conversa e em presença.
Eis, de uma imensidade, alguns nomes de produções do ilustre escritor:
"Amor de perdição" (o seu título de glória por excelência, escrito numa quinzena, em meio de grande exaltação febril, quando estava retido na Cadeia da Relação do Porto), "Amor de salvação", "A filha do arcediago", "A enjeitada", "O retrato de Ricardina", "Os brilhantes do brasileiro", "O esqueleto", "O bem e o mal", "A sereia", "Agulha em palheiro", "Novelas do Minho", "A brasileira de Prazins", "Eusébio Macário", "A corja", "Mistérios de Lisboa", "Anátema", "Livro negro do padre Dinis", "Mistérios de Fafe", "O sangue", "Doze casamentos felizes", "Vinte horas de liteira", "Cinco filhas para casar", "O regicida", "A filha do regicida", "Carlota Ângela", "O que fazem mulheres", "A doida do Candal", "Cenas contemporâneas", "A filha do doutor negro", "Onde esqá a felicidade?", "Memórias do cárcere", "A bruxa do Monte Córdova" (povoação do concelho de Santo Tirso, região do rio Ave), "A queda de um anjo", "Luta de gigantes" (um bom romance histórico), "Cavar em ruínas", "Noites de insónias" (pequenos contos, curiosos artigos de crítica, anedotas históricas), "A caveira da mártir". De teatro: "Agostinho de Ceuta", "O morgado de Fafe em Lisboa", "O morgado de Fafe amoroso". De poesia: "Duas épocas da vida", "Ao anoitecer da vida". Traduções: "O génio do Cristianismo", pelo visconde François René de Chateaubriand; "Romance de um rapaz pobre", por Octave Feuillet.
Além das citadas, muitas mais obras tem o insigne autor, umas de pura imaginação, outras fruto de aturadas pesquisas, outras vividas ou conhecidas muito de perto por ele.
Nos romances de Camilo, e particularmente nos muitos realistas, é frequentíssimo existir uma atmosfera enervante, quase sempre causada por cenas como actos de violência, lances dolorosos, situações difíceis, procedimentos extremamente baixos...
O estilo camiliano é irregular, agitado, muito vivo e de expressão justa, ao mesmo tempo que pitoresco e impressionante. A linguagem é simples, interessante e de uma amplitude de recursos ímpar.
Completamente cego, Camilo suicida-se com um tiro de revólver, em S. Miguel de Ceide, no dia 1 de Junho de 1890.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia 14 de março...factos históricos

1519 - Hernán Cortés desembarca no Golfo do México com 700 homens para finalizar a conquista do país.
1558 - Ferdinando I assume o título de Sacro Imperador Romano mesmo sem a benção do Papa.
1840 - Papa Pio IX promulga a Constituição em Roma.
1844 - D. Pedro II amnistia os líderes da revolução de 1842.
1918 - O Governo soviético estabelece sua sede em Moscovo e se instala no Kremlin.
1938 - Um dos mais importantes líderes e teórico da Revolução Soviética, Nikolai Bukharin, é executado a mando de Josef Stalin, após ter sido acusado de espionar em favor das potências ocidentais.
1939 - A República da Checoslováquia é dissolvida, abrindo caminho para a ocupação nazista.
1948 - O Senado dos Estados Unidos aprova o Plano Marshall.
1964 - Jack Rubi é condenado pela morte de Lee Harvey Oswald, suspeito do assassinato do presidente John F. Kennedy, em novembro de 1963.
1983 - A OPEP concorda em diminuir o preço do petróleo em 15%. A medida foi a primeira do género em seus 23 anos de história.
1984 - Guerrilheiros atacam a cidade colombiana de Florência, matando 32 pessoas. O governo decreta estado de sítio na região.
1985 - Tancredo Neves é internado para ser operado de diverticulite. O presidente eleito pelo Colégio Eleitoral morreria no dia 21 de abril do mesmo ano.
1991 - O presidente Fernando Collor de Melo lança o Projeto de Reconstrução Nacional.
1995 - Norman Thagard se torna o primeiro astronauta americano a entrar a bordo de um foguete russo. Ele e dois cosmonautas russos partem a bordo da Soyuz em direção a estação espacial Mir.
2002 - Sérvia e Montenegro, as duas repúblicas que compõem a federação jugoslava, assinam um acordo para reestruturar suas instituições e formalmente abandonar o nome Jugoslávia.
2004 - A Rússia anuncia a reeleição de Vladimir Putin nas eleições presidenciais, com 71% dos votos.

School Tour

 I'm Inês and I am in year 6.
My school is Maria Alberta Menéres, the address of my school is Padre Alberto Neto. There are about 500 pupils is my school, boys and girls, aged between 10 and 15.
On the ground floor, there's the head teacher's office, the canteen, the bar, the toilets, the reception area, the classrooms and the school shop.
On the first floor, there are the classrooms, the library and the computer room. The gym is in another building. We've got a sports field and a playground - it is very big.
My favourite school subjects are English and Physical Education. My favourite English song is Lazy Song (Bruno Mars) and my favourite school day is Friday.

Inês Pires, 6ºB

My School...Maria Inês

My School

Hi there! I'm Maria Inês.
My schools name is Maria Alberta Menéres and I am in year 6.
My favourite school subject is History, Im not very good at Maths, and I like English and Art.  I dont like Science very much; I also like Portuguese and Music.
My favourite place in school is the playground because it is big and funny, my favourite school day is Friday because its the end of the week, my favourite school lunch is sausage with scrambled eggs. My favourite time of day is at a quarter past one because it is when the classes end, except on Tuesday and Wednesday when the classes end at a quarter to five. I like to play truth or consequence with my friends.
In my school I also like the library, because there we can go to the computer and watch films. I dont like the canteen, because there is too much noise and the food isnt very good.

Maria Inês, nº13, 6ºB

terça-feira, 13 de março de 2012

My School...Pedro

My School

Hi! My name is Pedro, I am eleven years old and I am in the 6th year class B.
I´ll tell you how my school is and what are my favourite subjects. My school´s located in Algueirão Mem-Martins and it is a really very big school. It is eleven years old. There are five hundred pupils and eighty teachers in it. Our doorman is a very cool man.
On the ground floor there is the hall, the school office and the Head teacher´s office. Next to it, there is a canteen, the snack-bar, the stationary and two toilets: the boys´toilet and the girls´toilet. I don`t like the food of the canteen but I like the snack-bar. There are also five classrooms, a music room and two art rooms.
 On the first floor there are fifteen classrooms and a library. In the library there are fourteen computers, lots of interesting books and films. To the right of these building there is a gymnasium, a playground, a sports field and a pretty garden with lots of flowers and trees.
I like playing football with my friends. My favourite subjects are physical education, mathematics, science and English of course!
 I love my school and my friends.   

My School...Mariana Pinto

My school
   My school is Maria Alberta Menéres. It is located in Tapada das Mercês-Mem-Martins not far from Sintra. There are about eight hundred pupils, aged between ten and seventeen.
   It is a modern school. There are four buildings. There is a building with two floors, two containers and a gym pavilion in another building. We play outside in the playground.
   In the main building, on the ground floor, there are classrooms, the music room, four Art rooms, the teacher`s room, the head teacher`s office, the staffroom, the canteen and the school shop.
   On the first floor, there are lots of classrooms, the library and a computer room. There are two toilets for girls and two for boys on the ground floor.
   There are some trees and bushes.
   I like my school but I don`t like the trash on the floor and noisy schoolmates.
                                                Mariana
                                               6ºB  Nº16

My School

My school…

Welcome to Maria Albérta Meneres School…
There are about 500 pupils in my school, boys and girls, aged between 10 and 17. As you come into the school, you’ll see the main entrance.
On the ground floor there is the staffroom, the head teacher’s office, lots of classrooms: the music room, the art room… there is the bar, the canteen, the reception area and four toilets.
On the first floor there are the other classrooms, the library: here we can borrow books and films.
The gym is in another building… And also the playground.
My favourite school subject is maths and my favourite place in the school is the playground because I like playing football with my friends…


                                                                                                       I LOVE MY SCHOOL!!!

Inês, 6ºB

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Visite na Biblioteca Escolar a exposição "Sintra no Feminino", uma homenagem a todas as mulheres.

Abertura da exposição à Comunidade Educativa - 8 de março.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Plano Nacional de Leitura: Pedro Alecrim, de António Mota

Eu gostei muito de ler esta história. Fala de um rapaz que é pobre, mas que estuda para poder ter uma boa vida e, ao mesmo tempo, trabalha no campo, onde vive, para ajudar a família.

É uma história muito afetiva, porque este menino, mesmo sendo pobre, tem muito amor e muito carinho para dar aos seus pais e amigos e tem sempre um espaço no seu coração para a família.

É uma boa história! Agora sei mais sobre a vida no campo, na aldeia, sobre os trabalhos que alguns meninos têm que fazer, mesmo antes de ir para escola ou depois de virem da escola! Pedro Alecrim viveu muitas histórias, passou por coisas boas e por coisas más, mas o pior que lhe aconteceu foi a morte do seu pai…

O exemplo que Pedro Alecrim dá ao ajudar os seus pais nas tarefas domésticas deve ser seguido por todos nós.

O livro está cheio de afeto, mas também de tristeza…os pais do luís separam-se, o pai do Pedro Alecrim morre, mas o amor e a união envolvem todas as personagens ao longo de toda a história.

A história contém algumas partes muito engraçadas, nomeadamente, quando o Pedro Alecrim e o melhor amigo decidiram ganhar dinheiro vendendo agriões que colhiam no campo. Uma das partes favoritas foi quando descobriram por que razão o Luís, nos dias dos testes, ia de fato e gravata…

Esta história está muito relacionada com a vida real, onde há pessoas que podem e não aproveitam a escola e há outras que querem continuar a estudar e não podem, por falta de dinheiro.
A história foi interessante, porque as personagens principais são crianças como eu e já trabalham para dar de comer à família.

Pedro Alecrim é uma história comovente e divertida. Retrata os tempos dos nossos pais, daqueles que, vivendo no campo, estudavam e, ao mesmo tempo, ajudavam a família nos trabalhos domésticos, mas é também uma história atual, que retrata a vida de alguns meninos, com uma realidade bem diferente da nossa.
                                                          
Os alunos da turma B do 7ºano