UM OBRIGADO MUITO ESPECIAL À SINTRABIKE!!!!!

Toda a escola agradece à loja de bicicletas Sintrabike, em Mem Martins, por ter cedido à Unidade de Ensino Estruturado duas biciletas de BTT, tal como a sua manutenção. Um abraço sentido e terno por tamanha nobreza de espírito! :) :) :) :) ...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Páginas do Diário de férias da Daniela

BALANÇO DO ESTÁGIO de VERÃO na QUINTA DO TREVO

No 1ºdia, cheguei à Quinta do Trevo, por volta das 8h15m.
Eu estava excitadíssima. Estar todo o dia de volta de cavalos e éguas o dia inteiro…
Logo que cheguei, fui guardar a minha mala (que tinha o capacete e um farnel) no bar e fui procurar a Andreia (a minha instrutora) e os meus colegas de grupo (cada grupo tem 4 elementos).
Assim que nos encontramos, a Andreia chamou todos os grupos (A, B e C) para irmos ver um cavalo a ser ferrado.
Esse cavalo chamava-se BISCOITO, que já estava na zona do banho de cima, preso por uma prisão, preparado para ser ferrado.
Para se ferrar um cavalo, existem 5 passos:
1.º- Limpar os cascos do cavalo;
2.º- Retirar a ferradura com a tenaz e cortar o excesso do casco;
3.º- Depois, temos de limar o casco com a lima para que a ferradura assente na perfeição;
4.º- Colocar a ferradura no casco pregada com cravos, martelados com o malho.
O BISCOITO não era um bom exemplo, porque ele “sentava-se” nas costas do senhor ferrador, quando este estava a ferrar as patas traseiras, o que não facilitou nada o trabalho.
Logo a seguir, fomos limpar as boxes dos cavalos do nosso grupo.
Assim que acabamos, fomos aprender a entrançar crinas e rabadas e a limpar e untar os cascos.
Durante meia hora, estivemos de volta de dois cavalos a entrançar as crinas.
Por fim, fomos almoçar.
Mas antes disso, ainda tivemos que ir chamar as outras raparigas para irmos tomar o nosso merecido almoço.
Terminado o almoço, fomos limpar os nossos cavalos para, algum tempo mais tarde, os grupos A e B irem aparelhar os seus cavalos para irem montar.
Nessa aula, andamos a galope com o Toninho.
Terminada a nossa aula, fomos lavar os nossos cavalos enquanto o grupo C montava.
Quase no fim do dia, fomos limpar as boxes dos nossos cavalos e no fim do dia, fomos distribuir a ração.

Segunda-feira, dia 18 de Julho e 2011.
No dia seguinte, fomos limpar as boxes do grupo A e B enquanto o grupo C tinha uma aula de hipismo (saltos).
Depois o grupo C lavou os seus cavalos e limparam as boxes enquanto os grupos A e B tinham uma aula de equitação.
Por volta das 13h, fomos almoçar.
Quando terminamos o nosso almoço, fomos preparar 4 grandes cavalos; 3 Frísios e 1 um Lusitano.
Tivemos de entrançar as crinas ao Galantus, ao Saragato e Whitse (os Frísios).
O Vermil (o Lusitano) não entraçamos porque já tínhamos que estar a cavalo e não havia tempo.
Esta aula era de volteio, ao seja, não tinha estribos nem sela.
Começamos pelo Galantus e pelo Vermil. Uma das minhas colegas, a Ana, caiu do Vermil.
Depois foi a fez da Ubi e do Whitse. O Saragato não foi utilizado, porque ele era muito grande para o grupo A.
Eu tive muita sorte em não cair do Whitse, dei-lhe um par de pernadas e o pobre do cavalo disparou a galope.
O meu instrutor apanhou um susto enorme.
Terminada esta aula, fomos lanchar e depois fomos limpar as cabeçadas e os arreios dos nossos cavalos e também limpar as suas boxes.
No fim do dia, fomos distribuir a ração pelos cavalos, éguas, burros e pelo pónei.

Terça-feira, dia 19 de Julho de 2011Hoje, mais uma vez, fomos limpar as boxes dos nossos cavalos.
Depois disso, fomos, os grupos A e B, preparar as nossas montadas, enquanto o grupo C acabava de limpar as boxes dos seus cavalos.
Passado mais ao menos 2 horas, o grupo C teve a sua aula de hipismo enquanto os grupos A e B lavavam os seus cavalos e limpavam as suas boxes.
Quando a aula delas terminou e lavaram as suas montadas, fomos tomar o nosso merecido almoço.
Depois do nosso almoço, todos os grupos foram preparar os seus cavalos para irmos passear, num passeio de duração de 2 horas.
Mas este passeio foi estragado pela Ubi e pelo Whitse, que ficaram mais ou menos “malucos” e por causa disso, todos tiveram que voltar para trás.

Quarta-feira, dia 20 de Julho de 2011Hoje, todos os grupos foram limpar as boxes dos seus cavalos.
Logo a seguir, fomos limpar os arreios e cabeçadas com o sabonete inglês (um sabonete especial para manutenção de arreios).
Depois fomos almoçar.
Quando acabámos de comer, os grupos A e B foram montar e o grupo C preparava os seus cavalos.
Depois o grupo C teve a sua aula de equitação e os grupos A e B lavaram os seus cavalos e a limpar os seus arreios e cabeçadas e a carregar os camiões com o material (toques, sticks, esporins, arreios e cabeçadas).
No fim do dia, fomos alimentar os cavalos com a ração e depois, fomos embora…mas no outro dia, é que foi giro…

Quinta-feira, dia 21 de Julho de 2011Nesse dia, chegámos e começámos a carregar os camiões com as nossas montadas e logo a seguir, fomos para a Serra de Sintra, uma beleza da natureza…
E quando chegámos, descarregamos os cavalos e começámos a aparelhar.
Quando quase todos os cavaleiros já estavam em cima dos seus cavalos, a minha égua assustou-se com um ciclista que por ali passava.
Quase que bateu no Galantus.
Foi por um triz! Eu apanhei um susto enorme!
Foi um longo passeio mas por fim tivemos uma pausa para o almoço e logo a seguir, voltamos ao passeio de regresso aos camiões.
Depois desaparelhamos os nossos cavalos, um de cada vez, carregámos os camiões e os arreios e por fim fomos para a quinta.
Quando chegámos, fomos lavar e limpar os cavalos e éguas e algumas de nós fomos limpar os camiões e por fim, foi a patuscada, que infelizmente, eu não pude ir porque a minha irmã tinha deslocado o ombro.

Sexta-feira, dia 22 de Julho de 2011E assim terminou o meu estágio.
Eu adorei o meu primeiro estágio na Quinta do Trevo.
A parte que eu mais gostei, foi o passeio à Serra de Sintra. A parte que menos gostei foi quando acabou a semana.

Este trabalho é o balanço do meu estágio.

Eu adorei, trabalhei muito
E queria voltar a repetir,
Mas são as minhas notas
Quem me vão deixar ir.
Daniela, 6ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário